Ainda em meio às comemorações dos 163 anos de Pará de Minas e pelos 50 anos do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, foi anunciado, em setembro, o tombamento da edificação. A iniciativa, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, busca assegurar a preservação de um dos pontos religiosos e turísticos mais importantes da cidade. O Santuário está também passando por uma reforma para substituir as pastilhas que o revestem.
Segundo a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, é de interesse da administração municipal estar “de mãos dadas” com a Paróquia e com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Ela destaca também a importância de manter viva a história de Pará de Minas:
O Padre Antônio Carlos Pouza, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, explica que a reforma é uma das ações que compõem o processo de tombamento do Santuário e destaca também que um detalhe importante na reforma chama a atenção: as novas pastilhas que são exatamente da mesma fábrica das antigas:
A arquiteta Cleysi Mara Pinto de Souza, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, ressalta que o Santuário é a primeira edificação modernista tombada em Pará de Minas. As demais são do estilo neoclássico. Ela se diz feliz pelo tombamento, que coincide com o aniversário de 50 anos da nova edificação do Santuário e com o aniversário da cidade:
O próximo passo é realizar um levantamento da história da edificação e, em seguida, um levantamento técnico, com plantas, fachadas e uma análise de como ela se encontra atualmente, de acordo com a arquiteta Karina Morato, ela acrescenta também que todo o processo de tombamento é acompanhado pelos órgãos estadual e nacional responsáveis:
Com tombamento do Santuário Nossa Senhora da Piedade pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas a Paróquia poderá inclusive reivindicar recursos para a preservação e conservação da cinquentenária edificação.