Se existe um jogo que pode ajudar uma criança a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis, esse jogo é o xadrez. Jogo de tabuleiro, em que pensar e elaborar estratégias são ações fundamentais para vencer uma partida, o xadrez é um aliado importante na educação infantil.
O jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula. O xadrez é importante na educação, pois, além de abordar um esporte saudável, acaba também despertando simpatia nos educandos e auxiliando em aspectos cotidianos.
Dentro deste contexto, a Prefeitura de Pará de Minas através da Secretaria Municipal de de Assistência e Desenvolvimento Social, criou o projeto Xadrez e Cidadania que inclusive foi tema da coletiva de imprensa realizada na manhã do dia 5 de outubro, na Associação Comunitária Bela Vista (ABEV), no bairro Recanto da Lagoa.
Inicialmente, o projeto Xadrez e Cidadania está sendo desenvolvido junto aos CRAS e a projetos sociais de Pará de Minas, contemplando crianças de diversas idades. A ABEV é uma das entidades onde o projeto está sendo implantado.
O Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina (, destaca a importância do xadrez para as crianças:
O Professor de Xadrez Wladimir Silva (02), que está ministrando as aulas de xadrez, explica como está sendo implantado o projeto:
A Coordenadora de Projetos da ABEV, Ângela do Carmo Patrocínio (Carminha) (03), ressalta que o projeto está sendo de suma importância para as crianças:
Os benefícios do xadrez fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito ao outro. Tanto que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) estimula a prática no ambiente escolar e criou o Comitê de Xadrez Escolar, para que seu uso seja uma ferramenta pedagógica.