Cirurgias eletivas em Pará de Minas: realização dos procedimentos supera todas as previsões

Ultimas

Depois de dois anos com muita atenção voltada para a Covid-19, o Hospital Nossa Senhora da Conceição agora concentra esforços na realização das cirurgias eletivas. Com a melhora do cenário epidemiológico e consequente redução dos casos graves da doença, a Instituição ganhou fôlego e melhores condições para se estruturar e executar esse tipo de procedimento, que não é considerado de urgência, por isso pode ser programado.
As eletivas ficaram suspensas durante boa parte de 2020 e 2021, período em que o coronavírus levou muitas pessoas para os hospitais, exigindo maior número de leitos. Com a suspensão, houve um represamento de pacientes, aumentando a fila de espera que, em alguns casos, era muito grande. Desta forma, desde que as cirurgias foram retomadas, o movimento nos hospitais vem crescendo bastante.
Em Pará de Minas não é diferente, segundo informou a gestora administrativa do HNSC, Claudine Carvalho. O número de cirurgias eletivas já realizadas neste ano superou as expectativas, contribuindo significativamente para a redução da fila de espera.
No último quadrimestre, por exemplo, a previsão era de atendimento a 385 pacientes, e o HNSC conseguiu realizar 800 cirurgias. O número expressivo é resultado da tabela diferenciada, criada pela Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu melhor remuneração aos médicos.
Atualmente, o Hospital Nossa Senhora da Conceição atende a pequena, média e alta complexidade, sendo considerado um dos principais da Regional de Saúde de Divinópolis. Seu corpo clínico é formado por 220 médicos.