O Procon de Pará de Minas lançou na semana passada a cartilha gratuita Procon na Copa. O objetivo é alertar sobre as relações de consumo em bares, restaurantes e similares durante os jogos da Copa do Mundo do Catar, principalmente nos dias das partidas envolvendo a Seleção Brasileira quando o movimenta é muito grande nesses estabelecimentos.
Geralmente alguns estabelecimentos cobram uma taxa de consumação de 10% com promessa de reverter os valores como gorjeta para os garçons e isso sempre gera insatisfação dos clientes. A pergunta é a seguinte, será que o cliente é obrigado a pagar essa taxa? A cartilha esclarece esta e outras dúvidas.
Em formato digital, a cartilha traz orientações sobre as relações de consumo em bares, restaurantes e similares, abordando, através de tópicos, o que os estabelecimentos podem e não podem fazer.
Segundo o coordenador do Procon, Bruno Souza (01), o objetivo é levar conhecimento aos cidadãos sobre o que prevê o Código de Defesa do Consumidor e aproveitou para dar exemplos simples que são corriqueiros e passam despercebidos por muitas pessoas devido à desinformação:
Além de auxiliar o consumidor, a cartilha também foi pensada nos fornecedores. A advogada Patrícia Oliveira (02), que integra a equipe do Procon, explicou que as orientações foram elencadas de acordo com dúvidas que os próprios estabelecimentos têm:
A cartilha já está disponível para todos os interessados. Ela pode ser solicitada através do WhatsApp do Procon, no número 9.9979-5386. Pela plataforma, o cidadão também consegue tirar dúvidas e obter mais informações sobre essa e outras relações de consumo. O lançamento da cartilha se deu em um momento em que bares e restaurantes esperam um grande movimento durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar.
Estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta aumento em torno de 30% na demanda do setor. Essa porcentagem pode aumentar, caso a Seleção Brasileira avance no Mundial. Lembrando que o Brasil estreia na Copa na próxima quinta-feira, às 16h, (horário de Brasília), contra a Sérvia.
Um dos pontos que deverá ter mais movimento durante os jogos do Brasil deverá ser no estacionamento da Escola Estadual Fernando Otávio, onde será montada uma enorme tenda com toda infraestrutura, inclusive um telão, para receber um número limitado de torcedores. Não será cobrado ingresso, mas assim que o espaço estiver com a capacidade estabelecida pelo Corpo de Bombeiros, ninguém mais poderá entrar.