Cemig interrompe fornecimento de energia elétrica para poda de árvores e gera insatisfação e revolta de comerciantes no São Francisco

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Na manhã da última sexta-feira, 23 de dezembro, os comerciantes do Centro Comercial São Francisco com seus estabelecimentos nas ruas Porciúncula e Inocêncio III, foram surpreendidos pela falta de energia elétrica e não ficaram satisfeitos. Eles foram informados que a interrupção do fornecimento de energia foi para a Cemig fazer a poda de árvores que ficam debaixo das redes e muitos galhos já estavam tocando nos cabos elétricos.
De acordo com a Cemig, árvores próximas à rede elétrica precisam de podas periódicas para evitar possíveis acidentes e interrupção no fornecimento de energia. Apesar de parecer comum, o procedimento de poda de árvores deve ser feito com muita atenção e cuidado, principalmente para se evitar acidentes com a rede elétrica. Por isso, o serviço deve ser sempre feito por um profissional capacitado e treinado.
O problema é que em plena véspera de Natal, época em que o comércio fica mais aquecido, a falta de energia elétrica deixou os comerciantes de mãos atadas e alguns não conseguiram sequer abrir a loja, outros abriram os estabelecimentos, mas seus computadores e outros equipamentos não tinham como funcionar.
Os comerciantes do Centro Comercial São Francisco, insatisfeitos e revoltados com os transtornos e prejuízos que a falta de energia estava causando, chegaram a pedir a Ascipam para intervir junto a Cemig na expectativa que a poda se árvores fosse paralisada e reiniciada em um outro dia, mas a informação foi que a energia elétrica seria restabelecida somente por volta das 12h ou 13h.
O comerciante Evander Costa, proprietário da Paratex, ficou insatisfeito com a falta de energia elétrica para poda de árvores e desabafou:

Evander Costa


É importante destacar que a responsabilidade de poda de árvore no interior das propriedades é do dono do imóvel. Há dois tipos de podas de árvores: o programado ou o emergencial. A Cemig é autorizada a realizar a poda apenas nas árvores que estiverem em conflito com a rede elétrica. Nos outros casos, a população deve solicitar o serviço para a prefeitura municipal ou o Corpo de Bombeiros – caso haja situações emergenciais.
Caso o cliente identifique uma situação em que exista a necessidade de poda, as solicitações devem ser feitas para a prefeitura ou diretamente para a Cemig, pelos canais de atendimento como o telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Segundo informações a Cemig fez a poda das árvores no Centro Comercial São Francisco para evitar possíveis acidentes e mediante a solicitação da Prefeitura. O corte da energia ocorreu por volta das 8h e o restabelecimento foi por volta das 13h.