O salário dos vereadores irá aumentar?

Pará de Minas em Destaque

Recomposição salarial dos vereadores de Pará de Minas começa a ser questionada e presidente da Câmara vai colocar a proposta em votação

Em 2022 em reunião extraordinária realizada no dia 20 de janeiro de 2022 o plenário apreciou o Projeto de Lei Ordinária n° 06/2022, de autoria da Mesa Diretora, que concedia revisão remuneratória anual nos subsídios dos vereadores e reajuste nas tabelas de vencimentos dos servidores da Câmara Municipal de Pará de Minas. A matéria foi aprovada em primeira votação por 16 votos a 0.
Na época a então vereadora Márcia Marzagão solicitou ao presidente que o Art. 1° do referido projeto, que concedia revisão geral anual nos subsídios dos vereadores no percentual de 6,9%, também fosse votado em destaque, o que foi concedido pelo presidente. Após diversas discussões e divergências de opiniões entre os vereadores, o Art. 1° foi aprovado por 10 votos favoráveis e 4 contrários, e logo após, aprovado em segunda votação por 16 votos a 0.
Com a aprovação da matéria, a Câmara Municipal promoveu a revisão remuneratória dos servidores públicos no percentual de 12% e também dos vereadores no percentual de 6,9% a partir do mês de fevereiro. Agora o assunto começa a ser discutido uma vez que os deputados estaduais terão aumento salarial e o salário dos vereadores é baseado em percentual no salário desses parlamentares.
Questionado em coletiva de imprensa sobre a recomposição salarial dos vereadores de Pará de Minas para 2023, o presidente da Câmara Municipal, Márcio Lara, deixou claro que colocará para apreciação dos parlamentares o Projeto de Lei que vai propor o reajuste salarial não só dos parlamentares, mas também do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e do servidor público, inclusive dos servidores da Câmara:

Márcio Lara


O salário bruto dos vereadores de Pará de Minas é hoje R$ 10.126,87. A proposta de recomposição salarial ainda não está formalizada pela Mesa Diretora, mas deverá ser assunto no plenário assim que terminar o recesso da Câmara Municipal e as reuniões ordinárias forem retomadas a partir do dia 16 de janeiro, às 18h.