Projeto Horta terapia contribui para uma melhor qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos em Pará de Minas

Pará de Minas

Com o devido suporte e acompanhamento de médicos ou terapeutas, a prática de cultivar uma horta tem sido cada vez mais utilizada como auxiliar para o tratamento e a prevenção de doenças crônicas ou desequilíbrios emocionais, como depressão, estresse e aprendizagem.
Nas últimas duas décadas, uma série de investigações tem constatado que as plantas e as atividades relacionadas com elas: têm efeitos especialmente importantes para pessoas com incapacidades físicas e mentais; potenciam a recuperação da sua independência, da sua habilidade manual e da sua qualidade de vida.
Dentro deste contexto foi criado no bairro JK, próximo a quadra do Curumim, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, o projeto Horta terapia, também chamado de Horta Escola, voltado para crianças e adolescentes do Programa Municipal de Atendimento Familiar (Promaf), e os idosos do Centro de Convivência.
O Promaf JK assiste hoje 45 crianças e adolescentes em dois turnos sendo um de manhã e outro à tarde, e todos tem acesso a Horta terapia que faz parte do conteúdo de aprendizagem. Foram criados canteiros para o plantio de hortaliças como couve, alface, almeirão, repolho, salsinha, cenoura, cebolinha e no local está formando também um pomar com plantação de frutas como laranja, banana, limão e mexerica.
O Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, destaca a importância do projeto Horta terapia que está contribuindo para uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes do Programa Municipal de Atendimento Familiar (Promaf), e os idosos do Centro de Convivência:

Flávio Medina


Os alimentos produzidos pelo Horta terapia são distribuídos entre os participantes do projeto e às famílias necessitadas, que são acompanhadas pelo Promaf JK, antigo Projeto Curumim, no bairro JK. O mais importante é que o projeto Horta terapia está transformando pessoas com melhor qualidade de vida.