Fevereiro começa com conscientização para as mulheres brasileiras. No dia 5 foi comemorado o Dia Nacional da Mamografia, data criada em 2013 – através de um projeto de Lei – com o intuito de chamar atenção do público feminino para a importância do exame preventivo ao câncer de mama.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de Raios-X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. É a principal ferramenta de prevenção ao câncer de mama – o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo. Segundo estudos, quando o tumor nas mamas é diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%.
Quando fazer a mamografia
No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, pois a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres!
A mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, mas, a confirmação de câncer é feita em laboratório, pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).