O Observatório Social de Pará de Minas marcou presença na reunião nacional do Sistema OSB, que aconteceu de forma virtual na última semana. Com representantes de todo o país, a instituição alinhou as ações para 2023.
A unidade local teve representatividade através da Presidente, Dilene Vieira; do Vice-Presidente, Maurício Antônio; do Diretor Executivo, Coronel Rui Gustavo; e da Gestora Administrativa, Bruna Faria.
A pauta discutida apresentou reflexões sobre o período de pandemia que o planeta passou e as dificuldades que os Observatórios precisaram enfrentar, mas também ofereceu a oportunidade de se conversar sobre o futuro do Sistema OSB, que está completando 15 anos agora em 2023, com números importantes e que valorizam sua história até este momento.
Com contribuições em mais de 100 cidades brasileiras o Sistema OSB, por meio da aplicação de sua metodologia, já colaborou para a economia de mais de R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos municipais com a participação voluntária de cidadãos no monitoramento de licitações públicas.
Através de visitas e palestras em universidades, empresas e órgãos públicos, o OSB também colabora no fomento à cidadania. Impactando a vida de mais de 15 mil crianças com o projeto Observador Social Mirim, O Observatório Social do Brasil oportuniza acesso à educação para a cidadania e o controle social junto ao público infantil.