Câmara Municipal aprova projetos que reajustam salários de servidores municipais e agentes políticos

Pará de Minas em Destaque

Na tarde do dia 22 de fevereiro, em reunião extraordinária, os vereadores de Pará de Minas se reuniram para votar as propostas de correção dos salários dos servidores públicos da Prefeitura e da Câmara, do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores.
Estava na pauta também o projeto que cria o Programa Alimentação do Servidor, tanto na Câmara, quanto na Prefeitura. É um recurso de R$1.800 que será concedido a todos os funcionários públicos municipais, mas esta proposta foi retirada pra ser discutida e votada na próxima reunião ordinária da Casa Legislativa.
A proposta enviada pela Prefeitura, propõe a correção dos salários dos servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas em 7,5% e dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários) em 5,93%. De acordo com a Prefeitura, a correção proposta foi feita após avaliação criteriosa, baseado no IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que totalizou de janeiro a dezembro de 2022 o percentual de 5,79%. Aprovado pelos vereadores, os servidores públicos municipais terão o reajuste, com aumento real de 1,71%, acima da inflação.
Somente este projeto demorou cerca de 1h30 para ser votado, pois foram acrescidas emendas e proposições em destaque. Por fim, o projeto que reajusta o salário de servidores e de todos agentes políticos foi aprovado por 16 votos a zero em primeira e segunda votações. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Márcio Lara falou sobre dúvidas na reunião extraordinária.

Vereador Márcio Lara


O Projeto de Lei 23/2023 que propõe o reajuste dos vencimentos dos servidores da Câmara Municipal em 7,5% foi aprovada por 16 votos a zero nas duas votações. O Projeto de Lei 25/2023.
Neste, que revisa em 5,71% o subsídio dos agentes políticos, ou seja, dos vereadores de Pará de Minas foi aprovado por sete votos favoráveis, seis reprovações e quatro abstenções em primeira votação.
Se abstiveram do voto os vereadores Niltinho do São Cristóvão, Renato Almeida, Léo do Depósito e Clebinho do Lavajato. Foram contra à proposta os vereadores Gustavo Duarte, Irene Melo Franco, Juninho Jr., Luiz Lima, Rodrigo de Torneiros e Serginho do JK. O Projeto de Lei será votado em segunda votação na próxima reunião ordinária da Câmara Municipal.