Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a campanha Março Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de colo uterino, uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.
A doença é causada pela infecção por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV). Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvê-lo, como o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros e o tabagismo.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã do dia 3 de março, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a ginecologista Érika Vivianni Amaral da Cunha falou sobre a doença, suas causas e formas de prevenção.
Ginecologista Érika Vivianni Amaral da Cunha
A especialista também destaca a importância da vacina contra o HPV, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas para a prevenção do câncer de colo do útero e também de problemas graves na saúde do homem.
Ginecologista Érika Vivianni Amaral da Cunha
Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás tem como intuito conscientizar a população sobre a prevenção e o enfretamento ao câncer do colo do útero, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.