Aos poucos o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, volta a funcionar. A atuação dele foi suspensa no auge da pandemia de Covid-19, como medida de prevenção à contaminação do vírus.
Mas agora que a situação está sob controle, graças à vacinação em massa, o recolhimento do leite materno doado pelas lactantes voltou a ser permitido. A informação foi repassada com entusiasmo pela coordenadora da Maternidade, Alessandra Cristina.
As mães que já têm o costume de colaborar com o Banco de Leite Materno conhecem os procedimentos, mas para as demais ela informa que o leite deve ser acondicionado em frasco de vidro, com tampa plástica.
Também é imprescindível que a data de coleta esteja bem visível, sem falar que as lactantes precisam se atentar que na inviabilidade do leite não poder ser entregue no mesmo dia, ele deve ser congelado.
“Mas o ideal mesmo, é que a doação seja feita rapidamente, poucas horas depois”, diz a coordenadora. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3233-5400.