Bruna Paula Faria
Advogada, Observatório Social do Brasil – Pará de Minas
Nascida e criada em Pará de Minas, Bruna Faria, cresceu brincando na rua com os irmãos e vizinhos e sempre cercada de muita união da família.
“Eram aquelas brincadeiras comuns de antigamente, queimada, rouba bandeira. Eu era muito feliz dessa forma, meus pais sempre foram muito firmes na minha educação. Sempre presaram pelo estudo e eu sempre gostei de estudar. Com o tempo fui pegando o apego pela leitura, então eu sempre fui muito de ler. Sou muito curiosa, gosto muito de entender sobre as coisas. A minha adolescência também foi muito tranquila, junto da minha família, tenho ainda meu pais e meu irmão. Tem 3 irmãos, um com a diferença de 12 anos entre mim e ele, e tinha um irmão mais velho que já faleceu. Meu irmão morreu quando eu tinha 14 anos, num acidente de carro, foi um marco na nossa família, que mudou completamente a nossa história, e também trouxe ainda mais uma união entre todos nós, meus pais, meu irmão, somos até hoje muito unidos e sempre estamos um pelos outros”.
Desde sempre curiosa e disposta a estudar, Bruna, escolheu o curso de Direito, e a advocacia como profissão: “Eu sempre gostei muito de compreender as coisas, buscar conhecimento, estudar e eu vi no direito uma capacidade de abrir diversas portas, eu não tinha em mente o que fazer e o direito abre um leque de oportunidades. Dentro do direito pude me conhecer melhor e acredito que é um curso que todo mundo, que tivesse oportunidade, deveria fazer porque o direto traz para gente conhecimento sobre cidadania que é algo importante na vida de todos”.
Mãe do Miguel de 8 anos, Bruna conta, que a parceira entre ela e o filho é muito grande, e são um pelo outro. Orgulhosa do filho, Bruna ressalta, que o Miguel é um menino muito esperto, inteligente, esforçado, é a razão da sua vida.
Atuando no Observatório Social do Brasil – Pará de Minas, Bruna, detalha que o trabalho lhe abriu as portas para novos caminhos: “Quando entrei no Observatório tinha 24 anos, era recém-formada então foi o meu primeiro local de experiência profissional mais profunda, sempre tinha feito estágios e o Observatório me abriu portas, me abriu caminhos, abriu a minha visão em relação a necessidade de todos nós cidadãos acompanharmos o que a Gestão Pública tem feito. Com isso fui aprendendo, fui amadurecendo. Entrei no Observatório ainda com muitos defeitos com muita necessidade de lapidar meu conhecimento, lapidar minha forma de enxergar as coisas e o Observatório me trouxe essa oportunidade. Hoje o Observatório é referência a nível nacional e isso me traz uma felicidade muito grande por fazer parte dessa equipe que não é composta só por mim, tem também nossos estagiários, nossos diretores, voluntários, associados, parceiros, que contribuem para que esse trabalho seja realizado.”
Sobre ser reconhecida como uma Mulher Notável, Bruna, é enfática, o convite a ajudou a quebrar barreiras: “Fiquei muito honrada! Fiquei pensando se realmente eu era merecedora dessa honra. Porque eu sempre fui muito tímida, sempre reneguei essa questão de aparecer de me mostrar, então foi até uma questão que aprendi no Observatório que eu precisava deixar essa timidez de lado. Tive também a oportunidade de quebrar essa barreira de timidez, de dificuldade de falar, de me expressar”.
Em sua mensagem final Bruna ressalta a importância do trabalho do Observatório Social do Brasil – Pará de Minas para toda população paraminense: “Eu não posso deixar de falar sobre cidadania que é o trabalho que o Observatório realiza. Então a mensagem final que quero deixar para todo mundo é: participe das ações que são realizadas na cidade, que acompanhe a Gestão Pública, porque só assim vamos ter uma mudança. Tudo começa na cidade, é aqui que tudo acontece. Se os políticos estão lá em cima hoje, é porque eles começaram numa cidade, começaram como prefeito, vereadores, foram apoiados para serem deputados naquela cidade. É aqui que a gente tem que fazer as coisas acontecerem, é aqui que a gente tem que ser participativo em primeiro lugar”.
Prêmio Mulheres Notáveis!
Conheça a história da BRUNA PAULA FARIA
Advogada, Observatório Social do Brasil – Pará de Minas
Para ler a história da BRUNA PAULA FARIA acesse o site: https://parademinas.cdls.org.br