O concurso é uma das ações mais tradicionais do Rotary Club Pará de Minas, sendo realizado há mais de 40 anos. Filhos, netos ou demais parentes, amigos podem enviar para a Instituição histórias de mães que venceram os desafios e obstáculos na vida para criar e sustentar seus filhos e família.
De posse desses currículos, os rotarianos juntamente com representantes da imprensa, analisam e selecionam, por meio de voto, a Mãe Paraense 2023. O evento retornou no ano passado após dois anos de suspensão em virtude das restrições impostas pela pandemia de covid-19.
A promoção do “Mãe Paraense” é motivo de orgulho para os rotarianos, pois homenageia Mães que também fazem parte da história de Pará de Minas. Os currículos podem ser enviados para o Rotary Clube até o próximo dia 30 de abril.
Informações importantes que devem conter na história (curriculo) são a biografia ou relato e conte uma breve história da mãe; Onde nasceu, quantos filhos, idade, etc. A pessoa que enviar o currículo, deve deixar um número de telefone para contato do Rotary. Este número não pode ser da mãe, apenas da pessoa que enviou a história.
Vereadora Irene melo Franco, Presidente do Rotary Club Pará de Minas
Os currículos podem ser deixados na recepção das emissoras Total FM, Santa Cruz e Espacial FM, assim como no jornal Diário, nas lojas Cabocla, Investe Seguros e na casa de Cristina, na rua Alferes Esteves, 360, no centro da cidade. Eles também podem ser entregues de forma digital no e-mail irene2franco@gmail.com.
A seleção da Mãe Paraense 2023 será feita em maio, até o dia 11. A data ainda será confirmada. Após a eleição, o Rotary Club entrará em contato com a família para comunicar a vencedora. Posteriormente, a mãe eleita escolhe uma melhor data para ser homenageada. Neste dia, ocorre uma celebração religiosa e uma confraternização na sede do Rotary com a presença dos familiares, rotarianos e autoridades municipais.