Águas de Pará de Minas celebrou, ontem, 17 de abril, oito anos de atividades na cidade. Durante esse período, os moradores de Pará de Minas vivenciaram grandes transformações proporcionadas pelo avanço do saneamento no município. Hoje, o índice de abastecimento é de 100% e o de esgotamento sanitário é de 99,5%. O município também é referência com o índice de perda de água de 17,05%, número muito abaixo da média nacional.
Em 2015, a concessionária resolveu o problema da falta d’água de Pará de Minas com a construção do Sistema de Abastecimento do Rio Paraopeba. Em 2019, após perder essa captação devido ao rompimento da barragem de Brumadinho, garantiu o fornecimento de água sem interrupções por dois anos, até a entrega da Captação do Rio Pará, construído pela Vale para recompor a obra do Paraopeba.
Em 8 anos, investimentos importantes foram realizados. Entre eles, estão a automatização dos sistemas, com destaque para o controle autônomo de pressão, que tem possibilitado uma gestão mais eficiente na distribuição, a operação com pressões estáveis e a redução de perda de água. A setorização da cidade também avançou. Com a implantação de novas redes, reservatórios, unidades de bombeamento e registros de manobra, manutenções emergenciais são executadas sem prejudicar outras localidades.
A concessionária também realizou adequações, reformas e modernizações na Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União e na Central de Relacionamento. A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto também foi uma grande evolução. Hoje, o município conta com nove estações de tratamento e está universalizado nos serviços de saneamento básico. A empresa foi vencedora do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) em três edições.
Diretor da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Macool
Comemorando 8 anos de atividades em Pará de Minas a diretoria da Águas de Pará de Minas recebeu na manhã desta segunda-feira (17) o Prefeito Elias Diniz e outras autoridades, secretários municipais e outros convidados na Estação Cultural onde foi servido um café a todos e em seguida foi projetado um vídeo sobre a concessionária e os avanços que teve durantes esses anos em prol da população.