Águas de Pará de Minas continua investindo no saneamento rural

Ultimas

Águas de Pará de Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, financiou, em 2024, a instalação de 20 biodigestores cumprindo mais uma vez o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável do município e de cuidar do meio ambiente. Os equipamentos foram instalados em propriedades rurais na região do povoado de Sobrado, onde estão as principais nascentes do Ribeirão Paciência.
O tatuador Ernane José dos Santos foi um dos beneficiados pelo programa. Águas de Pará de Minas instalou um biodigestor no sítio que ele construiu em Sobrado.

“É uma iniciativa de extrema importância, já que estamos em área de nascentes e sabemos do valor da preservação. Águas de Pará de Minas e os outros parceiros do projeto estão de parabéns, fizeram aqui um excelente trabalho, que beneficia não só nós moradores da região, mas todo mundo que usa a água do lençol freático. Se a Águas de Pará de Minas tem água de boa qualidade para captar é bom para a cidade inteira”, disse.

A instalação de biodigestores integra o Programa Produtor de Águas que viabiliza, junto à comunidade, formas de preservar os mananciais que abastecem o município de Pará de Minas. Além de alternativas para tratamento do esgoto, a concessionária investe, desde 2023, no cercamento de nascentes e reflorestamento de matas ciliares.

Uma das propriedades rurais atendidas pelo projeto é a da médica veterinária Sauliane Maria Teixeira da Silva que reconhece a importância desse tipo de iniciativa.

“Esse cercamento é importante porque evita que animais pisoteiem as áreas ao redor das nascentes e faz com que a água siga seu curso até chegar à cidade. É benefício para todo mundo, já que a água que nasce no meu terreno ajuda a formar o Ribeirão Paciência”, completou.

Hoje, 100% dos moradores de Pará de Minas têm acesso à água tratada e 99,5% à coleta e tratamento de esgoto. Quando falamos de Brasil a realidade é bem diferente, hoje apenas 56% do esgoto é coletado, e desses somente 52% é tratado.

“Esse projeto tem como ação principal a preservação do Ribeirão Paciência e quem ganha é a população com mais saúde e qualidade de vida. Ao apoiar este tipo de ação, que inclusive vai além das obrigações contratuais, a concessionária coloca em prática seu objetivo de fomentar iniciativas socioambientais. A cidade tem muito o que se orgulhar, porque Águas de Pará de Minas trouxe para a nossa população índices de saneamento bem acima da média nacional”, finalizou o gerente de Operações da Águas de Pará de Minas, Carlos Henrique Lázaro.