A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Pará de Minas, foi fundada por meio de um movimento que contava com pais de pessoas com deficiência que sentiam a necessidade de serviços especializados para seus filhos. Dona Olga Xavier, mãe de uma pessoa com deficiência, queria que seu filho tivesse o mesmo direito das outras crianças, como ir à escola, estudar e aprender. Entusiasta do movimento, Dona Olga foi uma das fundadoras da Instituição em Pará de Minas.
Diante da causa, defendida por dona Olga e outros pais, este movimento contribuiu para que o sonho se tornasse realidade e em 26 de março de 1969 estava instituída a APAE de Pará de Minas. Seu primeiro presidente foi o senhor José Moreira Xavier, marido de Dona Olga quem o sucedeu em 1973, tendo ele presidido a APAE de 1969 a 1972. Atualmente a APAE é presidida pelo Daniel Barbosa.
Hoje a entidade oferece serviços nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Na manhã da última sexta-feira (24), aconteceu um evento na sede da APAE, situada na Rua Inocêncio III, nº 340, bairro São Francisco em comemoração dos 54 anos de fundação da entidade com a presença de convidados, alunos, professores, pais, entre outros.
Presidente da APAE Daniel Barbosa
O evento em comemoração dos 54 anos de fundação da APAE de Pará de Minas teve a participação do Grupo de Percussão UBUNTU da própria entidade, em seguida aconteceu um culto ecumênico, depois foi realizada a cerimônia oficial e o encerramento das festividades aconteceu por volta das 10h30.