O número de cães vadios andando pelas ruas e praças de Pará de Minas está aumentando cada dia mais e o sério problema está preocupando a população, uma vez que muitos animais estão apresentando sintomas de doenças graves que podem inclusive serem transmitidas para as pessoas.
De acordo com informações, moradores de outras cidades estão trazendo cães e soltando em Pará de Minas, isso tem aumentado o índice de animais em situação de rua e consequente o risco de transmissão de doenças, como por exemplo, a leishmaniose e até a raiva.
Antigamente existia na cidade a carrocinha que capturava os cães em situação de rua e levava para o Centro de Controle de Zoonoses, mas isso não acontece mais e somente os animais doentes, quando alguém denuncia e cobra eles são resgatados e conduzidos ao Centro de Controle Populacional.
Um dos questionamentos da população é sobre alimentação, água e até casinhas que foram colocadas no centro de Pará de Minas, como é o caso da Praça Padre José Pereira Coelho, fato que pode estar contribuindo para o aumento do número de cães vadios na cidade. O que mais revolta é ação de pessoas irresponsáveis que soltam os cães nas ruas.
Sindicalista Neuler Ribeiro
Hoje o Centro de Controle Populacional (CCP) captura os cães vadios, castra, faz a chipagem e os devolve para a rua, para o mesmo local onde ele estava antes dos procedimentos. Esses animais não podem mais ficar no Centro de Controle de Zoonoses como antigamente, no tempo da carrocinha.
Denúncias sobre cães doentes andando pelas ruas e praças de Pará de Minas colocando em risco a saúde das pessoas devem ser feitas através do telefone (37) 3231-7817. Neste caso eles são obrigados a resgatar o animal para tratamento com um veterinário e evitar a disseminação de doenças.