Uma consideração feita pelo Observatório Social de Pará de Minas, no final do ano passado, foi aceita pela Câmara Municipal e já começa a render frutos em virtude das boas discussões a respeito.
Em sua análise técnica, o OSB discordou da maneira com que recursos públicos do Fundo Municipal de Turismo seriam investidos pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo na promoção de eventos relacionados à transmissão de jogos da Copa do Mundo.
No entendimento da entidade, a transmissão dos jogos do Brasil, na Praça Frei Concórdio, embora tenha transcorrido de forma ordeira e possibilitado entretenimento ao público, não se encaixaria diretamente na concepção de evento turístico.
Desta forma, o OSB sugeriu à Câmara a promoção de uma alteração na legislação, no que diz respeito à aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Turismo. O Observatório defende critérios mais claros na utilização das verbas, dentre outros temas.
As discussões vêm acontecendo e em recente reunião, realizada na própria Câmara, integrantes da Comissão de Agropecuária, Comércio, Indústria e Turismo já definiram alguns pontos que farão parte dos estudos até a redação final do projeto.
E o momento é propício para isso, uma vez que o município tem até o mês de junho para atualizar a legislação relacionada ao setor turístico, de forma a assegurar a continuidade do recebimento de recursos oriundos do ICMS do Turismo.
Na reunião realizada na Câmara, estiveram presentes os membros da Comissão – Juninho JR, Dilé Rodrigues, Gustavo Duarte e Ricardo Rocha – além da Procuradora Adjunta da Casa, Sheila Bastos, do presidente do Conselho de Turismo, Kenede Reis, representante do departamento de turismo, Juliana, e da presidente do Circuito Turístico Verde Trilha dos Bandeirantes, Cecília Galvão.