Campanha de Vacinação contra a Meningite C é prorrogada e imunizante está disponível em Pará de Minas

Pará de Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou – até 30/4/2023 – a vacinação temporária contra a meningite C. Além da recomendação do Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças de 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e 1 dose de reforço aos 12 meses de idade, Minas Gerais está contemplando, até o fim de abril, as pessoas de 16 a 30 anos; trabalhadores de saúde; trabalhadores da educação; e os estudantes universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas). Ressalta-se a necessidade de avaliação do cartão de vacina.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos em decorrência da doença.
Josiane explicou que a meningite é uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação.
A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, Érica Regina da Silva, destaca a importância da imunização e fala sobre os locais onde a vacina está disponível no município.

Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas Érica Regina da Silva


As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização – PNI que protegem contra a meningite, são:

  • Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois) meses e 4 (quatro) meses e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
    • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.
    • Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y. Disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação de rotina para adolescentes de 11 e 14 anos. Administrar 1 (um) reforço ou 1 (uma) dose.