O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, voltou a recomendar a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.Os casos têm subido bastante nos últimos dias e a recomendação acontece principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
A mesma recomendação vale para quem teve contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento. São aconselhados ainda o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.
Situação em Pará de Minas
Diante da manifestação do Ministério da Saúde a Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota informativa retomando a obrigatoriedade das máscaras para pacientes sintomáticos e positivos, independente de sintomas, ou pessoas que tiveram contato com casos positivos dentro das unidades básicas de saúde.
A máscara também está sendo recomendada, dentro das unidades de saúde, para pacientes com comorbidades ou que tenham idade superior a 60 anos e, principalmente, para os não vacinados.A nota técnica também torna obrigatório o uso da máscara para todos os profissionais e trabalhadores de saúde em seus respectivos ambientes de trabalho, sob a justificativa da elevação do número de casos positivos de Covid-19.
Medidas internas no HNSC
Diante dos fatos expostos, tanto por parte da municipalidade, como pelo governo federal, a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição também já adotou a obrigatoriedade do uso de máscaras em suas instalações. A determinação vale tanto para profissionais como visitantes.