CDL Pará de Minas apresenta APL do frango e do suíno para produtores rurais da região

Pará de Minas

A CDL Pará de Minas, na noite da última quarta-feira, 03/05, apresentou para produtores de frango e suíno de Pará de Minas e região, o Arranjo Produtivo Local do Frango e do Suíno (APL) de Pará de Minas.
O Arranjo Produtivo Local, conhecido pela sigla APL, é a aglomeração de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de interação e cooperação entre si e com outros atores locais, como governo e entidades empresariais.
A convite do presidente da CDL Pará de Minas, Kefferson Jardim e da Diretoria de Agronegócio, Juliana Lemos Faria Gabriel, o Consultor Estratégico da Diretoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Fernando Abreu, esteve presente no Auditório do Sindicato Rural e explicou para os presentes a importância e os benefícios da implementação do Arranjo Produtivo Local do Frango e do Suíno (APL).
As produções de aves e suínos estão entre os principais segmentos da economia paraminense. Hoje, o município gera 27.716 empregos diretos no setor de agronegócio, sendo: 1.383 no setor de criação de frangos para corte; 468 na criação de suínos e 1.050 empregos no abate de suínos, aves e outros pequenos animais.
Reconhecendo a força dos dois setores para nossa cidade, a CDL Pará de Minas fará a governança do Arranjo Produtivo Local do Frango e do Suíno para apoiar e ajudar na estruturação e desenvolvimento da APL.
Ainda durante a apresentação de implementação do Arranjo Produtivo Local do Frango e do Suíno a Diretora de Agronegócio Juliana Faria, falou sobre as parcerias da CDL Pará de Minas para o fomento do negócio dos produtores rurais da região.
Entre elas a parceira com o BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais que oferece Capital de Giro com taxas competitivas para micro e pequenas empresas. Os produtores que não constituíram empresas, ou seja, pessoa física, deverão buscar as cooperativas de crédito da cidade, Sicredi e Sicoob Credirural, Ascicred, que estiveram presentes e participarão do fortalecimento do APL.
Além da parceria com o Sebrae que oferecerá consultoria de planejamento e gestão financeira para os produtores. Dentro da consultoria o assessorado poderá identificar o impacto de cada conta no faturamento, e assim fazer o planejamento financeiro da sua empresa.
Ainda dentro da implementação do Arranjo Produtivo Local do Frango e do Suíno, o Diretor de Comunicação e Eventos da CDL Pará de Minas e diretor da Unice sumar, João Bosco, ofertou uma bolsa de estudo para o curso de Agronegócio, sendo contemplado Weslei de Freitas da Organizações Francap.
Kefferson Jardim, presidente CDL Pará de Minas, explica como está sendo a participação da instituição no Arranjo Produtivo Local que é a APL do frango e do suíno para produtores rurais da região:

Kefferson Jardim, presidente CDL Pará de Minas


Mais informações sobre o Arranjo Produtivo Local do Frango e do Suíno (APL) e os benefícios oferecidos pela CDL Pará de Minas entre em contato pelo (37) 9.9779-2123 ou (37) 9973-2163.