Foi realizada na última quarta-feira, 22 de março, no Auditório da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), a XII Conferência Municipal de Saúde. Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência teve como objetivos principais avaliar a situação de saúde, e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.
Sob o tema Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia, representantes dos poderes públicos e da população em geral participaram de grupos de discussão que pactuaram propostas para o aprimoramento da política pública municipal de saúde.
Em seguida, foi realizada a plenária final, quando foram apresentadas e votadas as sugestões. Também foram eleitos os delegados que representarão Pará de Minas na X Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em BH, em maio.
Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, a conferência é extremamente importante como definiu o presidente Maurício Rodrigues. Segundo ele, antes, foram realizadas as pré-conferências, nos bairros, ouvindo a população.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Rodrigues
O subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde, Darlan Thomaz, também participou da Conferência. Para ele, este é o momento de definir as ações para os próximos anos. Em sua palestra ele contou a história do SUS, como era antes a saúde no país e como está hoje. Além disso, ele citou as expectativas para os próximos anos pós-pandemia.
A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado, também palestrou na Conferência.
Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado
Para o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, são nestes encontros que as demandas que realmente farão a diferença são discutidas e encontradas as formas para chegarem, de fato, a quem precisa.
Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty
Durante a manhã, participaram da abertura da Conferência o Prefeito Elias Diniz, o Vice-Prefeito Paulo Francisdale, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Rodrigues, o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, o Subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde, Darlan Thomaz, a Coordenadora de Saúde Bucal do Estado, Jaqueline Silva Santos, e a Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado. Com o auditório lotado, eles defenderam a importância do controle social para assegurar avanços na política pública do setor.