Ficais da Diretoria de Trânsito e Transportes darão início nesta segunda-feira 12 de dezembro, na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, no bairro São Pedro, a vistoria semestral obrigatória de veículos utilizados no transporte coletivo em Pará de Minas. Deverão passar por esta inspeção todos os táxis, veículos que atuam com transporte por aplicativos e o transporte escolar.
Durante a vistoria são avaliados o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, dentre os quais cintos de segurança, pneus, faróis, luzes de ré e freio, pisca alerta e retrovisores, além da mecânica do veículo. O responsável pela Diretoria de Transporte e Trânsito, Pedro Paulo dos Santos Alves, destaca a obrigatoriedade da vistoria:
Pedro Paulo dos Santos Alves
Após a certificação das boas condições do veículo, o proprietário receberá um selo de cor azul, com os dizeres, vistoriado primeiro semestre/2023 que deverá ser adesivado em local visível. Além de ser uma garantia para os usuários do transporte público, a vistoria também dá tranquilidade aos prestadores de serviço.
As vistorias serão realizadas na garagem da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, no bairro São Pedro. Durante a inspeção, um mecânico da Prefeitura avalia cerca de 50 itens, dentre os quais, freios, cintos de segurança, suspensão, retrovisores, para-brisas, pneus, latarias e estofamento.
Nesta segunda-feira, 12 de dezembro serão vistoriados os veículos que atuam com transporte por aplicativos, no dia 13 os táxis e no dia 15 os veículos do transporte escolar. A vistoria nos ônibus da TURI ainda não tem data definida para acontecer e as motos utilizadas no moto-táxi já foram vistoriadas.