Depois da indignação dos moradores do Recanto, Secretaria de Saúde decide manter UBS do Caic aberta

Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde estava com a intenção de desativar o Posto de Saúde do Caic e transferir o atendimento do PSF para a UBS do Recanto da Lagoa (Bosque). Os pacientes atendidos pelo posto de saúde do Caic levaram um susto quando ficaram sabendo que a unidade poderia ser fechada e eles seriam atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Recanto, que fica próximo ao Parque do Bosque. Quem mora mais afastado teria problemas em chegar ao local.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Márcio Lara, foi procurado pelos moradores que pediram ajuda para que a UBS não fosse fechada. Segundo eles, causaria muito transtorno para todos os pacientes. Diante da situação, Márcio Lara procurou o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty e foram juntos até o prefeito Elias Diniz, e depois de uma reunião ficou decidido que o posto será mantido aberto.

Vereador Márcio Lara


O secretário Wagner Magesty explicou que há na Prefeitura um projeto em transformar a UBS do Recanto em Tipo 2, que é maior e oferece mais tipos de atendimento. Com isto, os serviços do posto do Caic se juntariam aos do Recanto, se tornando uma só unidade de saúde. A população não concordou e o Município achou por bem acatar os pedidos para manter o funcionamento do posto de saúde do Caic.

Secretário de Saúde Wagner Magesty


Os custos extras, para manter dois postos de saúde abertos em um mesmo bairro, serão mantidos pelo próprio Município e agora os moradores podem ficar tranquilos, que o funcionamento será mantido normalmente.
Os moradores fizeram várias reivindicações durante o encontro com Wagner Magesty e Márcio Lara, eles fizeram vários outros pedidos à Secretaria Municipal de Saúde. Alguns, segundo o secretário, serão acatados para melhorar a atenção primária à saúde. Já outros, como especialidades, tem que se manter no AME, pois é o que determina o projeto em execução na Secretaria.