Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Diante da importante data, o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio que funciona no Patronato e assiste centenas de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social irá para as ruas do Centro Comercial São Luiz, no bairro São Luiz hoje das 14h00 às 15h00, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Ana Paula Carvalho Santos gerente sócio educativo do Centro Juvenil
Educadores e educandos do Centro Juvenil São Domingos Sávio entregarão panfletos no comércio e para os pedestres. Quem participar da manifestação estará ajudando a garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.