Doação de sangue: no HNSC a busca de novos voluntários é constante

Ultimas

A implantação do Posto de Coleta de Sangue em Pará de Minas, instalado no complexo de saúde do bairro Senador Valadares, aliviou a pressão sobre os estoques necessários, mas a cidade está sempre precisando de mais voluntários.


Segundo Fabíola Nogueira, coordenadora do Setor de Captação do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o chamado por novos doadores é permanente, diante da demanda crescente.Levando em consideração os baixos estoques no auge da pandemia, a situação atual é bem melhor. No entanto, ainda falta muito para o volume de doações atender plenamente a necessidade de um município do tamanho de Pará de Minas, responsável pelo atendimento de mais de 200 mil pessoas se for somado o entorno regional.


A expectativa de Fabíola é que pouco a pouco, Pará de Minas alcance um nível mais elevado de doadores de sangue. Aí, sim, os desafios de manter um bom estoque vão diminuir.

Números em Minas Gerais
De abril de 2020 a abril de 2021, primeiro ano da pandemia, a Fundação Hemominas registrou queda média de 30% no estoque de sangue. O estoque não chegou a „zerar” neste período, porém alguns tipos sanguíneos chegaram diversas vezes a níveis críticos. Já em janeiro de 2022, a média foi de 750 doações por dia, bem abaixo da média ideal de 1.200 doações diárias e também das médias registradas em 2019, 2020 e 2021. A expectativa é que 2023 seja um ano de recorde de doações para o Estado.

Como doar
A doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador e de quem receberá a doação. Alguns impedimentos temporários são: febre e/ou resfriado; gravidez; tatuagem, maquiagem definitiva e micro pigmentação de sobrancelha; cirurgias e procedimentos médicos, incluindo estéticos, dentre outros.
Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, os interessados podem ligar para o Banco de Sangue no telefone (37) 3233-5461, que também é WhatsApp, e falar com Fabíola Nogueira. Também podem obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou pelo @hnscpm.