Na última terça-feira (9) à noite, a Câmara Municipal de Pará de Minas realizou mais uma ação do Parlamento Jovem 2023. Na Escola Estadual Zico Ferreira, em Torneiros, parceira do projeto desde 2022, os mais de 100 alunos do ensino médio puderam assistir à palestra do empreendedor Matheus Santos. Ele apresentou aos estudantes sua história pessoal que tem tudo a ver com o tema do PJ deste ano “Jovem e Mercado de Trabalho”.
O Parlamento Jovem é um programa de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG e da PUC Minas, em parceria com a Câmara Municipal. A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de atividades de estudo, debates e deliberações que permitem a eles entenderem e exercerem a cidadania.
O PJ Minas é um programa de formação política destinado a estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. Desde 2004, a proposta oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer e ampliar o entendimento sobre a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
Em três etapas, municipal, regional e estadual, os participantes pesquisam, refletem e debatem temas contemporâneos de modo a produzir propostas de ações legislativas, as quais, selecionadas na última etapa, são encaminhadas para trâmite na Assembleia de Minas. Em Pará de Minas o Parlamento Jovem, edição 2023, começou no dia 26 de abril. Mais de 50 alunos da escola de Torneiros participam do projeto este ano.
Aparecida Libéria Santos Moreira, Diretora da Escola do Legislativo Alfeu Silva e Coordenadora Municipal do Parlamento Jovem tem mais detalhes sobre o projeto:
Em Pará de Minas, o projeto Parlamento Jovem de Minas começou no ano de 2016 e a adesão da Câmara Municipal foi em 2017, com o tema “Educação Política nas escolas”. A cidade de Pará de Minas integra o Polo Centro-Oeste, que esse ano, abrange dez cidades: Arcos, Capitólio, Carmo do Cajuru, Itaúna, Japaraíba, Nova Serrana, Pains, Pará de Minas, Pitangui e Pompéu.
A etapa municipal, que abrange oficinas de formação política e temática, oficinas de planejamento e execução de diagnóstico local, oficinas para construção das propostas e realização da plenária municipal vai até 7 de julho. Depois, começa a etapa regional, quando todas as cidades que integram o Polo Centro-Oeste realizam atividades da etapa regional.