Escola de Artes marca presença na 33ª Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte

Pará de Minas em Destaque

A Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria- Sica marcou presença nos dois primeiros dias da 33ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte. Realizada no Expominas pelo Governo de Minas e pelo Centro CAPE, a mostra apresentou o rico e diversificado artesanato de todos os estados brasileiros.
A participação da Escola de Artes aconteceu no stand da Secretaria de Estado de Cultura, no espaço central do pavilhão de exposições. No local, a arte ceramista para-minense foi representada com peças de diversos artistas.
Na tarde do dia 7 de dezembro, a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andreia Xavier Paulino, o Assessor Glaydston Felipe, o Gerente de Arte e Cultura, Helton Simão, e o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sérgio Claret, visitaram a Exposição.
Andréia Xavier Paulino, Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional destaca a importância de mostrar o artesanato de Pará de Minas em uma feira nacional:

Andréia Xavier Paulino


João Batista Leite, artista que acompanhou a mostra ceramista pará-minense na Feira Nacional do Artesanato, ressalta a grande oportunidade de mostrar o trabalho dos artesãos da Escola Municipal de Artes – SICA:

João Batista Leite


A Feira Nacional do Artesanato acontece há 33 anos em Belo Horizonte, realizada pelo Instituto Centro Cape, no Expominas, e neste ano alcançou recorde de público em comparação com 2021.
A feira contemplou uma área de 2.400 m2, com 900 stands, 3.500 artesãos e contou a história do homem através de suas ferramentas, começando com 6.000 AC, com a pedra lascada e terminando em 2022, demonstrando como o fazer artesanal ainda é importante para preparação dos protótipos de carros, motores, móveis, até foguetes.


Dezesseis shows aconteceram durante os dias de feira, além de apresentação em forma de cortejo e no Butiquim, na área externa, que foi um projeto de sucesso, divulgando, principalmente, pequenos grupos que não têm oportunidade de se apresentarem para os públicos mineiros.
Além disso, mais de 30 prefeituras de Minas Gerais levaram seus artesãos e as riquezas de suas cidades. Para alimentação a feira contou com 8 lanchonetes, além de 15 quiosques de comida variada espalhados pelo pavilhão.
2022 é ano de Copa do Mundo e a Feira Nacional do Artesanato aconteceu durante a competição. Tendo isso em vista, o evento contou com telões em led de 30m2 e mais 14 TV´s de 75” que estiveram espalhados por todo pavilhão para que os visitantes pudessem assistir aos jogos da Copa do Mundo que aconteceram na terça-feira(6/12), na sexta (9/12) e sábado (10/12).