O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, participou, na última quinta-feira (23/2), da solenidade de apresentação do projeto Saúde em Rede BH: Gestão do Cuidado no Território.
Realizado na sede da faculdade Faminas, o encontro marcou a adesão do município de Belo Horizonte ao programa Saúde em Rede, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que busca a qualificação das redes de atenção à saúde com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços.
O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.
Objetivos
O objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para a sociedade.
A terceira onda de expansão do Projeto Saúde em Rede no estado de Minas Gerais teve início no dia 27/10/2022. Nessa fase, o programa atenderá mais 392 municípios. Ao todo, 851 municípios já aderiram ao projeto, que alcança assim todas as regiões do estado.
Na solenidade, Bacheretti destacou a relevância do programa para a qualidade de vida da população. “O Saúde em Rede é muito importante e vai possibilitar a melhoria das condições de vida dos mineiros e mineiras. O SUS é muito valioso, mas a diferença do SUS do papel e o SUS real ainda é muito grande. O programa vem exatamente trazer uma solução para isso, na condução do paciente em diferentes níveis de atenção, com o posto de saúde sendo o local central de atendimento, com acolhimento e atendimento de forma humanizada. O projeto está no estado inteiro, com ganhos e melhorias de indicadores”, disse o secretário.
“A governança do SUS, com trabalhadores da saúde, usuários e gestores possibilita que todos possam atuar com um objetivo comum. Nós não precisamos pensar de forma igual, mas temos o mesmo objetivo que é construir um SUS de qualidade”, completou.
Além do secretário de Estado de Saúde, também participaram do evento a secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro, e o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Jurandir Frutuoso, entre outras autoridades. Mais informações sobre o Saúde em Rede estão disponíveis em: https://www.saude.mg.gov.br/saudeemrede.