Nos dias 11 e 12 de fevereiro, acontece em Pará de Minas, na Praça Torquato de Almeida, a Feira Cultural da Reparação – Produtos e Saberes do Paraopeba. O evento é idealizado pelo Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab) e representantes de localidades afetadas pelo desastre-crime da Vale, em parceria com a Prefeitura de Pará de Minas.
Além do comércio de produtos agrícolas, alimentícios e de artesanato, produzidos por famílias atingidas pelo rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, a programação da feira contará também com shows, mostra de cinema, exposição de fotos, atividades culturais e estandes com informações sobre o processo de reparação dos danos sofridos por causa do desastre.
A programação cultural tem início depois de um dia de discussão entre as pessoas atingidas e sua assessoria técnica, sobre a proposta de um sistema para garantir a participação delas na execução das ações de reparação previstas no Acordo Judicial firmado entre Governo do Estado, Instituições de Justiça e a empresa ré (Vale S.A). O objetivo é dar visibilidade à diversidade cultural e produtiva da região impactada pela contaminação do Rio Paraopeba, aproximar e informar a sociedade em geral sobre a situação das comunidades.
Estarão presentes na feira moradores de comunidades ribeirinhas atingidas de 10 municípios da bacia do Paraopeba que compõem a região assessorada pelo Nacab: Pará de Minas, Fortuna de Minas, Esmeraldas, Florestal, Pequi, São José da Varginha, Caetanópolis, Paraopeba, Papagaios e Maravilhas. O evento conta ainda com parcerias da Feira de Artesanato e da Feira de Agricultura Familiar do município de Pará de Minas.
Na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro, foi realizada pela Prefeitura de Pará de Minas, uma coletiva de imprensa na Casa de Cultura para o lançamento oficial do evento. Luiza Monteiro, coordenadora do escritório do Nacab em Pará de Minas destacou a importância da realização do evento e confirmou a presença de um grande número de pessoas atingidas pelo desastre.
Luiza Monteiro coordenadora do escritório do Nacab em Pará de Minas
A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andreia Xavier Paulino, ressaltou a importância do apoio da Prefeitura neste grande evento e espera a participação da população Pará-minense da Feira Cultural da Reparação – Produtos e Saberes do Paraopeba.
Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional Andreia Xavier Paulino
Helton Simão, diretor de arte e cultura responsável pelo setor de eventos da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, falou sobre o apoio da prefeitura e deixou claro que o evento será rico culturalmente.
Helton Simão diretor de arte e cultura responsável pelo setor de eventos da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional
PROGRAMAÇÃO
Feira Cultural da Reparação – Produtos e Saberes do Paraopeba
Data: 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo)
Local: Praça Torquato de Almeida (Pará de Minas)
Programação
11/02 (Sábado)
- 16h: Início da feira de alimentos, produtos e artesanato
- 18h-21:30h: Atrações culturais
- Mostra de filmes
- Farinhada e banda
- Academia Municipal de Dança Juliana Grassi
- Laryssa Cunha (voz e violão)
- Marielly Moreira (dança)
- Violeiros Israel e Zé Cote
- Exposição de fotos e tendas temáticas
12/02 (Domingo) - 9h-12h: Feira de alimentos, produtos e artesanato + apresentações culturais
- Folia de Reis de Córrego do Barro (Pará de Minas)
- Guarda de Congado de Nossa Senhora do Rosário (Pequi)
- Exposição de fotos e rodas de conversa.
Mais informações podem ser obtidas com Brígida Alvim – (31) 99603-3068 com Leonardo Dupin – (31) 99603-1468.