Em meio ao Outubro Rosa, em que se chama a atenção para o cuidado com a saúde da mulher, especialmente na prevenção ao câncer de mama, Pará de Minas traz boas notícias: a fila de espera para a realização de exames de mamografia no Município está zerada. Se até 2019 não era possível fazer um rastreamento adequado dos casos por falta de equipamento, e a fila de espera passava de 1200 mulheres, hoje a situação é bem diferente.
Após a chegada de um mamógrafo ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a assistência às mulheres melhorou consideravelmente. O Secretário de Saúde, Wagner Magsty, afirma que hoje não há mais demanda reprimida e o agendamento continua para esse mês de outubro:
O público-alvo, as mulheres de 50 a 69 anos (cerca de 5700 em Pará de Minas), deve fazer a mamografia de dois em dois anos, para os casos normais, ou seja, em que não foi detectado nenhum tipo de nódulo. Já as que tiveram algum nódulo detectado, têm um acompanhamento mais próximo e frequente.
Em 2021, o número de mamografias feitas pelo Município chegou a cerca de 2100. Já em 2022, o número pode chegar a 6300, o que zerará a fila de espera pelo exame. No começo, eram feitas por volta de 100 mamografias por mês. Hoje, são quase 350.
É importante que quem ainda não fez o exame procure a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e marque. Além disso, a Secretaria pretende fazer uma busca ativa pelas mulheres que, por alguma razão, ainda não procuraram uma UBS para o agendamento.
O AME tem, em seu segundo andar, um núcleo totalmente dedicado à saúde das mulheres e das crianças. Existe um acolhimento em diversas linhas de cuidado. É importante reconhecer o avanço na Saúde de Pará de Minas nos últimos anos, graças aos investimentos feitos pela Prefeitura, que priorizou a Saúde.
Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para o Outubro Rosa. Dentre as ações, o cronograma prevê a realização de salas de espera com orientações para as mulheres que aguardam atendimento nas unidades de saúde, um seminário sobre a prevenção ao câncer de mama e uma caminhada em direção ao Cristo Redentor.
Em uma das ações, por exemplo, a Nutricionista Suzane Pereira Lopes e a Fisioterapeuta Maria Luísa Fonseca estiveram no AME para falar à população sobre a importância da atividade física e do controle de peso na prevenção ao câncer de mama. Foram distribuídas frutas e fitas alusivas ao Outubro Rosa.