Cultura, tradição e fé marcaram a celebração do Dia de Reis em Pará de Minas, na manhã do último sábado, 7. O evento contou com a participação da Folia de Reis Estrela da Guia, de São José da Varginha, que visitou os presépios montados na Escola de Artes, na Praça Torquato de Almeida e na Casa da Cultura. O evento foi iniciado na Escola de Artes, de onde saiu o cortejo em direção aos outros presépios.
Na Casa da Cultura, os integrantes da Folia encerraram a apresentação junto ao Belém Monumental, o grandioso presépio montado pelo artista João Batista Leite que, de novembro do ano passado ao início deste mês, foi visitado por quase 10 mil pessoas.
A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, o Gerente da Escola de Artes, Samuel Lopes, o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sérgio Claret, a representante do grupo de matriz africana Dandara, Cida Penha, João Batista Leite e admiradores das folias, acompanharam os integrantes do grupo Estrela da Guia no cortejo realizado entre o bairro da Várzea e o Centro. O Dia de Reis marca o fim da visitação aos presépios.
A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andreia Xavier Paulino, mesmo debaixo de uma chuva fina, acompanhou o cortejo da Escola de Artes atém à Casa da Cultura, onde foi encerrada a programação do Natal Luz. Andreia ressalta a importância da realização da Folia de Reis:
Andreia Xavier Paulino
O Diretor da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica, Samuel Lopes, explica a celebração do Dia de Reis em Pará de Minas e o encerramento da programação do Natal Luz:
Samuel Lopes
Junior Teodoro dos Reis, Coordenador da Folia de Reis Estrela da Guia de São José da Varginha, ressalta que recebeu um convite do Samuel Lopes para participar do encerramento das festas natalinas em Pará de Minas, aceitou com muito prazer e ressalta a importância de manter essa tradição:
Junior Teodoro dos Reis
No Brasil, as manifestações populares que ocorrem no dia 6 de janeiro, variam nas diferentes regiões do país. Em alguns lugares, fieis formam pequenos grupos musicais que percorrem as ruas cantando canções religiosas. Muitos dançarinos também participam e vestem roupas típicas para esse momento. Festejando o nascimento de Cristo, esses grupos caminham pela cidade e batem de porta em porta cantando canções e recebendo doações, principalmente de alimentos.