O Observatório Social de Pará de Minas está contabilizando mais um sucesso do Localiza Obras, criado em 2022 como uma importante ferramenta de aproximação da comunidade com o poder público.
Segundo levantamento, ele já conta com quase 7.000 acessos e 49 obras cadastradas com as principais informações e características de cada projeto. A atualização é feita em consonância com o Portal da Transparência. As obras estão divididas por categorias e diferentes cores, simbolizando os avanços da execução delas. O verde, por exemplo, é utilizado naquelas que já foram concluídas.
Já a cor roxa representa obras em execução, ao passo que a cor laranja simboliza atraso e o vermelho representa paralisação. O Observatório também tem recebido manifestações de cidadãos paraminenses, por meio dos formulários que constam na aba de cada obra.Mas o envolvimento da sociedade com a ferramenta também traz boas notícias do outro lado do Brasil. O Observatório Social de Foz do Iguaçu desenvolveu o seu mapa ‘Foco na Obra’ inspirado no ‘Localiza’ de Pará de Minas.
Assim como várias cidades que também estão se inspirando na ferramenta desenvolvida aqui, o mapa mostra o status da execução dos serviços públicos municipais, onde os moradores podem acompanhar detalhadamente a situação, os prazos e os respectivos valores de cada projeto.
VOCÊ JÁ CONHECE O LOCALIZA OBRAS? Para quem ainda não sabe, a plataforma foi desenvolvida no OSB Pará de Minas com o propósito de oferecer aos cidadãos a possibilidade de navegar pelo mapa do município e verificar, de forma bem facilitada, onde e como estão sendo realizadas as obras públicas, pagas com dinheiro do contribuinte.