As reclamações sobre a má qualidade do transporte coletivo urbano em Pará de Minas são diárias e já se alastram há vários anos. Usuários se queixam da falta de ônibus, dos atrasos e de maneira mais ampla, do serviço prestado pela empresa que detém a concessão no município.
As reclamações aumentam a cada dia, mas nem assim os usuários observam alguma ação por parte da Prefeitura de Pará de Minas, por meio do Departamento de Transporte e Trânsito, e nem dos vereadores na Câmara Municipal em busca de uma solução para melhorar este serviço para os paraminenses.
Diante da precariedade do serviço prestado pela empresa detentora da concessão o cidadão Carlos Alberto Gonçalves de Jesus, que é servidor público municipal e mora com a família no Residencial Cecília Meireles fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal.
Ele fez vários questionamentos e cobrou providências urgentes por parte dos vereadores e do setor competente da prefeitura. Para ele, falta fiscalização para melhorar a qualidade do serviço para as pessoas que necessitam utilizar ônibus para se locomoverem em Pará de Minas:
Foi citado também pelo cidadão Carlos Alberto Gonçalves de Jesus que os ônibus trafegam sem cobrador e o motorista tem que fazer o trabalho de duas pessoas. Diz que a reclamação é geral e para se dirigir as unidades de saúde de Pará de Minas em determinados horários, por exemplo, só com a ajuda das equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações da TURI, a empresa vem sofrendo com prejuízos desde a pandemia que afetou em cheio as empresas que prestam serviço de transporte público de passageiros e vem lutando para conseguir um subsidio da prefeitura, como acontece em diversas cidades no Brasil, para conseguir amenizar a situação financeira e melhorar o serviço para os usuários. A TURI inclusive já ameaçou paralisar o serviço em Pará de Minas e ainda aguarda uma posição do Poder Público.