Pará de Minas adquire VACIMÓVEL para ampliar cobertura vacinal

Pará de Minas em Destaque

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta terça, 15, o vacimóvel adquirido pelo Município, graças a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. O veículo será um importante aliado às ações em favor da ampliação da imunização da população, otimizando o deslocamento de equipes de vacinadores até estabelecimentos de ensino, empresas e localidades da zona rural.

Ana Clara Teles Meytre, Secretária Municipal de Saúde dá mais detalhes: “Ele é um veículo que nos permite ir além, além das nossas salas de vacinação, para que a gente possa fazer uma busca ativa daquela população que está com a situação vacinal atrasada. A gente sabe que em relação ao Brasil a gente enfrenta um grande desafio que é manter as elevadas taxas de cobertura vacinal, que já foi um grande sucesso do Programa Nacional de Imunização. Então esse é com certeza um dos desafios de todo o país e quando a gente pactua a aquisição desse equipamento, a gente amplia esse acesso, amplia essa cobertura”.

Um veículo semelhante já foi utilizado na cidade há poucos meses, reforçando uma das campanhas de vacinação. Ele foi cedido pelo ICISMEP, facilitando o trabalho dos vacinadores que realizaram uma busca ativa em escolas e comunidades da zona rural, resultando na atualização de mais de 1.200 cartões com vacina.

A expectativa da enfermeira Juliana Viana, responsável pelo Setor de Imunização, é que o Vacimóvel, já incorporado à frota da Secretaria da Saúde, favoreça a imunização de grande número de pessoas que não vão até as salas de vacinação: “A vacinação de acamados que não conseguem ir até o serviço, de locais de zona rural que o acesso é mais complicado para estarem indo. E, para a gente fortalecer mesmo e intensificar as ações de imunização a fim de conseguir retornar as coberturas vacinais ideais que a gente tinha antes da pandemia do Covid”.

O Vacimóvel é uma van, modelo Fiat Ducato, totalmente adaptado com mobiliário adequado e equipamentos de câmara fria e ar condicionado, para garantir o transporte seguro dos imunobiológicos.