Quem pensa que capacitação profissional é tema restrito ao mercado de trabalho, está redondamente enganado. No Sistema OSB, que continua em fase de crescimento no Brasil, as unidades locais mantém o ritmo de qualificação para que o voluntariado cidadão possa prestar serviços cada vez melhores ao país.
Exemplo disso foi o Encontro de Coordenadores Administrativos, conhecido pela sigla de ECOA, que aconteceu mediante apresentação de três paineis virtuais. Encerrado na última semana, o evento reuniu coordenadores, voluntários e diretores dos Observatórios Sociais de todo o país, com temas focados na capacitação das equipes dentro das necessidades de suas rotinas de trabalho.
O primeiro painel tratou da Atuação dos OSBs e a Nova Lei de Licitações, sendo ministrado por Flávia Georgia Toledo, do Tribunal de Contas do estado do Paraná. Já o segundo foi constituído de uma mentoria sobre a utilização prática do subsite dos OSBs. O assunto foi esclarecido pela própria equipe do Sistema OSB.
E o terceiro painel proporcionou importante troca de experiências e motivação entre os coordenadores das unidades locais. Entre os temas abordados, destaque para a realização da Semana da Cidadania, que deve ocorrer no mês de maio, inclusive em Pará de Minas.