Hoje, você conhece a história da Juliana Lemos Faria Gabriel
Advogada, diretora da AGROGER – Agronegócios Geraldo Xavier, e diretora da COGRAN – Cooperativa dos Granjeiros de Pará de Minas.
Juliana Lemos, é natural de Pará de Minas. Após a conclusão da faculdade de Direito exerceu a advocacia por 5 anos. Só que em 2012, com o falecimento do pai, Geraldo Xavier, assumiu os negócios da família: “Eu, minha irmã, nossos maridos e minha mãe juntamos as nossas forças, nos unimos para dar continuação aos negócios deixados pelo meu pai, as fazendas de criação de aves e suíno, plantações de milho e geração de energia”.
Apesar da formação em direito, Juliana, sempre teve contato com os negócios do pai, que à ensinou desde cedo como era administrar uma fazenda: “Na minha infância, eu me lembro de ser uma criança muito curiosa, gostava de ler, estudar, pegava as revistinhas e mesmo antes de aprender a ler tentava contar histórias. Sempre gostei, também, de ouvir as histórias do meu avô”.
Sempre próxima do pai Geraldo Xavier, Juliana, conta que ele a levava para a lida do dia a dia da fazenda: “Desde pequena até os meus 18 anos aprendi muito com meu pai, ele me ensinou tudo. Nós íamos para o campo mesmo, dentro de granja, tomava conta de frangos, pintinhos, balança. Meu pai foi a minha maior inspiração, me ensinou desde pequena administração do jeito dele. Uma das boas lembranças é quando aos 12 anos, fiz a minha primeira compra de carreta de milho, fiquei com medo, mas muito emocionada na época, isso me deu muita força, tanto que ainda tenho isso bem vivo na memória.”
Além de administrar a Agroger, Juliana, desde o ano passado, é diretora da COGRAN – Cooperativa dos Granjeiros de Pará de Minas. E também compõe o Conselho Administrativo Sicoob Credirural.
Com a carreira de empreendedora consolidada, Juliana, acredita que chegou aonde chegou, por sua dedicação e ajuda de todas as pessoas ao seu redor: “Tenho que agradecer as pessoas que me ajudaram nessa caminhada, que foram meu pai, minha mãe, meu marido, meus dois filhos, minha irmã Karina e sua linda família. Os colaboradores da Agroger e da Cogran que estão comigo nessa caminhada. E como eu disse, sempre gostei muito de aprender, escutar, adquirir conhecimento. Fui aprendendo e por isso cheguei onde estou, investi na Agroger, na gestão da empresa, na inovação, na tecnologia, no conhecimento e na capacitação dos funcionários”.
Para Juliana se capacitar também foi um grande diferencial em sua vida profissional: “Em 2019/2020, bem na época do Covid, eu aproveitei para investir bastante em cursos, livros e vídeos on-line,e isso me fez entender que eu sabia muito pouco. E quanto mais você investe em conhecimento, mais forte e determinado você fica. Então isso me ajudou bastante”.
Apesar do dia a dia de muito serviço, Juliana, explica que o autoconhecimento, ajudou a conciliar a vida de esposa, mãe da Ana Clara e do João Gabriel, e da Juliana empresária: “Conciliar tudo isso para a mulher é um desafio muito grande. Mas como disse as técnicas de autoconhecimento, me fez ficar mais forte principalmente emocionalmente. Eu falo muito, o primeiro investimento tem que ser em mim, eu sou prioridade. Hoje com planejamento eu tenho tempo para tudo, então, invisto no tempo das crianças, de viagem, de lazer, de trabalhar na Agroger de ir para a Cogran, e ainda tenho tempo de jogar uma conversa fora e sair com as amigas.”
Fazendo um balanço da sua trajetória, Juliana, ressalta que o legado do pai Geraldo Xavier, sempre será sua inspiração: “Eu realmente me inspirei no meu pai. A cada dia eu lembro dele com carinho, com saudade. Do jeito dele, uma pessoa que estudou muito pouco, ele me ensinou a ser o que sou hoje, e tenho um reconhecimento muito grande por ele. Mas, também, tenho que agradecer, ao juiz Carlos Donizetti e a promotora Doutora Juliana, que me auxiliaram, na época da advocacia, e isso foi um aprendizado de vida e eu levo esses mestres para vida”.
Para Juliana ser reconhecida como Mulher Notável é um momento de gratidão e reconhecimento: “Fiquei muito feliz com o convite, e só tenho a agradecer a todos, porque esse reconhecimento, motiva muitas mulheres. Nós enfrentamos desafios diários, mas queremos estar juntas, unidas, crescendo para o desenvolvimento da cidade. Então recebo com muita alegria o título de Mulher Notável”.