Na manhã da última terça-feira (18), foi realizada a impermeabilização do monumento do Cristo Redentor. Realizada pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, a ação teve o objetivo de conservar a pintura e evitar danos à imagem, que é tombada como Patrimônio Histórico do Município.
O monumento que hoje está iluminado com a cor rosa, alusivo à campanha Outubro Rosa, visando a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer o exame de diagnóstico, mamografia, para prevenir o câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil e no Mundo, é um dos pontos turísticos mais visitados de Pará de Minas.
Samuel Lopes, Gerente da Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica, fala sobre a intervenção realizada na última terça-feira que vai evitar danos à imagem do Cristo Redentor:
“Está sendo feito agora o processo de impermeabilização com verniz marítimo para que ele possa proteger a pintura, não permitindo que com as intempéries do tempo, como chuvas, dentre outras intervenções naturais, possam prejudicar a pintura não dando uma durabilidade maior pra ela, enfim. Então é um trabalho que era extremamente necessário, porque desde quando o Cristo foi construído e inaugurado lá em 1963 é a primeira vez que ele passa por esse processo mais criterioso e completo de revitalização, incluindo a impermeabilização com verniz”.
A impermeabilização do monumento do Cristo Redentor foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Pará de Minas e vai proteger a pintura e evitar danos à imagem que visitada todos dias tanto pelos paraminenses como também pelos turistas que chegam de algumas cidades da região.