O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que aquele condutor que estiver circulando pela rotatória tem a preferência. Entende-se, então, que o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência; os demais devem aguardar. Em Pará de Minas inúmeros condutores não respeitam esta norma e o risco de acidentes é constante.
Além de não respeitar a norma, muitos condutores de veículos passam por cima das rotatórias desrespeitando por completo o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro aumentando o risco de acidentes, fato comum na Avenida Alano Melgaço, nas proximidades da Estação Cultural. A rotatória é demarcada com tinta e tachões e os condutores de veículos automotores passam por cima dela.
O aposentado Rossi Almeida, não está nada satisfeito com a infração que muitos condutores estão cometendo e além de cobrar uma fiscalização, ele faz sugestões para obrigar motoristas e motociclistas a respeitarem as rotatórias.
De acordo com normas do Código de Trânsito Brasileiro, as rotatórias não podem ser demarcadas com madeiras ou ferro que fiquem muito acima do nível da pista como foi sugerido pelo aposentado Rossi Almeida.