Santanense reforça barragem da Usina do Distrito de Carioca e tranquiliza população que mora abaixo da represa

Pará de Minas em Destaque

Em janeiro deste ano de 2022 a barragem da Usina Hidrelétrica do Distrito de Carioca que pertence a Companhia Tecidos Santanense foi motivo de muita preocupação no início do ano, sendo destaque nos noticiários de todo o país uma vez que correu o risco de rompimento. Devido ás fortes chuvas a barragem correu risco de rompimento causando tensão, medo e muita preocupação.
Na época às famílias que moravam às margens do Rio São João, por medida de prevenção e segurança, foram obrigadas a sair de suas casas e foram conduzidas para um ponto de acolhimento no Distrito de Carioca, localizado no salão da Igreja Nossa Senhora da Piedade, onde a Prefeitura forneceu alimentação, colchões e roupas. Outras famílias optaram por ir para casas de parentes.
Além disso, foi montado um posto de suporte na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito, onde Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil trabalharam. Foral alguns dias de tensão e medo pois, caso a barragem rompesse pelo menos 60 metros de cada margem do rio São João seriam inundados e a força da água iria levar tudo que encontrasse pela frente, felizmente ela resistiu à pressão da água.


Diante do sério problema a barragem da Usina do Carioca está sendo reforçada para suportar o volume de água decorrente das fortes chuvas previstas para o fim deste ano e início de 2023. O trabalho está sendo feito pela Companhia Tecidos Santanense, proprietária da usina, e acompanhado por equipes da Defesa Civil Estadual, Municipal e do Corpo de Bombeiros.
Estão sendo feitos reparos na parte central da estrutura de concreto e, principalmente, nas ombreiras, que são as laterais da barragem, onde houve uma erosão que elevou o risco de rompimento. Cumprindo o papel de fiscalização, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Pará de Minas estiveram no local e foram acompanhados por representantes da empresa.
Segundo o Tenente Thiago Boaventura, comandante da 2ª Companhia dos Bombeiros, a obra na barragem está em sua fase final e será muito importante e reforçar a barragem garantindo a segurança de muita gente que mora na parte de baixo da represa.
O ex-vereador e morador do Distrito de Carioca, Eustáquio Lopes Correia o (Taco do Carioca), que acompanhou o drama vivido por todos no início deste ano quando a barragem correu riscos de rompimento, explica o que está sendo feito na barragem:

Eustáquio Lopes Correia o (Taco do Carioca)


Para essa intervenção a Companhia Tecidos Santanense contratou uma empresa especializada que faz uma análise em toda estrutura e o laudo mostrou que não há riscos eminentes de ruptura da barragem. Esta é realmente uma grande notícia e tranquiliza os moradores que vivem às margens do Rio São João, abaixo da barragem. Vale lembrar que em caso de emergência as pessoas devem recorrer ao Corpo de Bombeiros (193) ou ao Samu (192).