2023 começou e na manhã desta quarta-feira 11 de janeiro a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andreia Xavier Paulino, anunciou mudanças na estrutura orgânica da pasta. Guilherme Augusto Diniz que ocupava o cargo de diretor do teatro municipal pediu exoneração e diante disso diversas mudanças ocorreram neste início de ano, mas a Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho, continua com a diretora Walkiria Salgueiro.
Também no Centro Literário Pedro Nestor não houve nenhuma mudança, Sandi Cristina segue na coordenadoria da Escola Municipal de Dança Juliana Grassi. As mudanças que ocorreram são as seguintes: Cláudia Pereira deixa a gerência de eventos e assume a responsabilidade de gerenciar o cinema. Helton Simão responsável pelos eventos no Parque de Exposições assume também a Gerência do Departamento de Eventos. Isabel Cristina Oliveira Faria que antes era diretora do Museu Histórico deixa o cargo e assume a diretoria do Teatro Municipal.
Alaercio Antônio Delfino, historiador, responsável pelo ICMS Cultural assume também a diretoria do Museu Histórico e Documental. E finalmente Samuel Lopes, diretor da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica assume também a Estação Cultural que passa a ser uma extensão da Escola de Artes. Andreia Xavier Paulino, Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, explica a necessidade da mudança na estrutura orgânica na pasta:
Andreia Xavier Paulino Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional
Essas mudanças já aconteceram e a partir de agora a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional já está trabalhando para alinhar todos os eventos do Calendário Anual de Pará de Minas, começando pelo Carnaval 2023, que vai movimentar a Praça Torquato de Almeida com a Folia dos Fios Brancos, a Praça Padre José Pereira Coelho com um bloco para animar os foliões, bailes e concurso de fantasias de Carnaval do Centro Literário.