Na tradição cristã, os três Reis Magos são as pessoas que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento. Orientados pela profecia sobre o nascimento do rei dos judeus, Baltasar, Gaspar e Melchior teriam seguido a estrela de Belém e encontrado o recém-nascido em uma manjedoura. A data seria 6 de janeiro, que recebeu o nome de Dia de Reis, marcando o fim das celebrações natalinas.
Diz a história que, depois da visita, os magos foram avisados por Deus em sonho, para não informar a localização a Herodes, que governava Israel. Então, eles retornaram por outro caminho, para despistar. O governante realmente não tinha boas intenções, seu objetivo era matar o Messias.
Em Pará de Minas o Dia de Reis será celebrado neste sábado, 7 de janeiro, a partir das 8h, na Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica com a Folia de Reis Cultura, Tradição e Fé encerrando a programação do Natal Luz. A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andreia Xavier Paulino, ressalta a importância da realização da Folia de Reis:
Andreia Xavier Paulino
O Diretor da Escola Municipal de Artes, Samuel Lopes, explica como será a celebração do Dia de Reis em Pará de Minas e confirma a participação de uma Guarda de Congo Folia de Reis Estrela da Guia da cidade de São José da Varginha no grande evento:
Samuel Lopes
A Folia de Reis Cultura, Tradição e Fé com participação da Guarda de Congo Folia de Reis Estrela da Guia da cidade de São José da Varginha vai começar às 8h, com visitação do presépio da Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica. Em seguida a Guarda de Congo sairá em direção da Casa da Cultura acompanhada pelos presentes onde acontecerá a visita ao Presépio Belém Monumental e o encerramento da programação do Natal Luz.