A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa de 2022. A ação inicia na segunda-feira, 31 de outubro e segue até o dia 4 de novembro. É de suma importância que os moradores aceitem a visita dos agentes. Isso faz parte das ações de prevenção das doenças causadas pelo mosquito e trata-se de um trabalho em parceria entre a Prefeitura e a população.
O levantamento é feito por amostragem. Neste tipo de ação, não são todas as residências que são visitadas. A Regional de Saúde sorteia cerca de 1.800 a 2.000 imóveis de todas as regiões da cidade e os agentes fazem as visitas. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde tem uma base do índice de infestação para traçar as estratégias de trabalho contra o mosquito. Adailton Antônio Moreira, Gerente da Vigilância Ambiental, confirma a realização do LIRAa e espera a colaboração dos moradores:
Doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Ele transmite a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses. Para que a Secretaria Municipal de Saúde obtenha êxito com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa, os proprietários dos imóveis que serão visitados precisam colaborar com o trabalho dos agentes e nunca dificultar.