As ações de prevenção à meningite em Pará de Minas foram a pauta de entrevista coletiva realizada no final da semana passada, no AME, com a a responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva.
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a pasta segue com a Campanha de Vacinação contra a Meningite C até fevereiro de 2023.Com isso, a prevenção contra a doença foi ampliada no município, e o público a ser vacinado contra a doença passou a incluir também estudantes universitários, jovens de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde e da educação. O objetivo é conter a disseminação da doença que infelizmente cresceu neste ano.
A meningite C é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Comum no outono e inverno, a doença causa febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, mal-estar, náusea, vômito, fotofobia, confusão e até convulsões, delírio, tremores e coma.
O Ministério da Saúde salienta para a importância de estar atento a dois tipos de sintomas que podem indicar infecções bacterianas: dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Para as crianças menores de um ano de idade, a orientação é observar a presença de inchaço da moleira e choro persistente.
As meningites virais costumam ser mais leves e atingem mais as crianças, mas têm grande potencial de causar surtos. Já as meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente, para evitar sequelas ou morte.
A responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, Érica Regina da Silva, alerta para a importância do público alvo tomar a vacina e destaca que a procura pelo imunizante tem sido bastante satisfatória:
A vacina contra a Meningite C está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Pará de Minas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 15h30. É importante levar o cartão de vacinação. O horário está sendo estendido na UBS Nossa Senhora da Piedade até às 18h e na UBS Seringueiras até às 19h.
Para quem não pode comparecer nos locais, dias e horários estabelecidos estão sendo realizada a vacinação em uma sala no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) os sábados de 8h às 12h para atender esse público. Quem está incluído nos grupos de risco de contrair a meningite C deve procurar a UBS mais próxima de sua casa para ser imunizado.