De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na última segunda-feira (19) na plataforma que acompanha a evolução da doença no Estado, Pará de Minas e Formiga confirmaram os primeiros casos de varíola dos macacos. Na região, Divinópolis tem dois registros, Bom Despacho e Nova Serrana seguem com um caso cada.
Os pacientes são dois homens de 34 e 35 anos. A imprensa solicitou informações às assessorias de comunicação sobre os pacientes. A Prefeitura de Formiga enviou nota e disse que o paciente tem endereço na cidade, mas não mora e não está no município.
Com os dois novos registros, subiu para seis o número de casos confirmados na região Centro-Oeste de Minas: o primeiro caso foi confirmado em Bom Despacho e o segundo em Nova Serrana, os últimos dois em Divinópolis. Na plataforma da SES-MG, até a última segunda-feira (19), constam 447 casos confirmados em Minas Gerais e 776 suspeitas em investigação.
Um caso confirmado que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves morreu em julho. Trata-se de um homem de 41 anos, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.
Formiga
Veja abaixo a nota enviada pela Prefeitura: “A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que, após tomar conhecimento sobre o “caso confirmado” de varíola dos macacos em Formiga foi feito procedimento de investigação e concluiu-se que o caso foi diagnosticado, notificado, tratado e acompanhado em Belo Horizonte. O paciente de 35 anos, do sexo masculino, possui endereço residencial em Formiga, mas atualmente não reside e não está no município. O paciente foi tratado, saiu do isolamento e já retornou às suas atividades rotineiras. Portanto, até o momento, em Formiga, não há casos suspeitos ou confirmados da doença”.