Vereadores votam um Projeto de Lei e 48 requerimentos em reunião tranquila que marcou a inauguração do painel eletrônico da Câmara

Pará de Minas em Destaque

Na última segunda-feira (6), os vereadores de Pará de Minas participaram da terceira Reunião Ordinária de 2023. Estiveram em pauta dois projetos. Um deles, o Projeto de Lei Ordinária n° 147/2022, que pretende favorecer empresas de Pará de Minas que participam de processos de contratações públicas, pela Câmara ou Prefeitura, por exemplo. Se a proposição virar lei, microempresas e empresas de pequeno porte sediadas no município serão beneficiadas.
Um dos objetivos da proposta é incentivar o desenvolvimento econômico local, já que, atualmente, mais da metade das compras públicas é realizada de empresas de fora, enquanto estes recursos poderiam permanecer no próprio município.
A contratação de empresas locais, além de promover a economia de Pará de Minas, influencia a geração de novas oportunidades de emprego, aumenta a arrecadação, facilita a entrega das mercadorias e a fiscalização do cumprimento do contrato, mas quando a proposta foi colocada para apreciação e votação no plenário, o vereador Luiz Lima pediu vista e adiou a votação.
A outra matéria que chegou ao plenário nesta segunda-feira, foi o Projeto de Lei Complementar n° 10/2022 que tem medidas que desburocratizam exigências feitas pelo poder público municipal. Esta proposta foi aprovada por 16 votos a 0 em duas votações.
O presidente da Câmara Municipal, Márcio Lara, disse que a reunião que marcou o teste de implantação do painel eletrônico do Legislativo Pará-minense que vai beneficiar o público que poderá acompanhar a votação de cada vereador no painel foi tranquila e bastante produtiva.

Presidente da Câmara Municipal Márcio Lara


Na tribuna livre, alguns vereadores cobraram providência da Secretaria Municipal de Obras quanto aos buracos nas vias públicas de Pará de Minas e do DNITT quanto ao péssimo estado de conservação da BR 352, trecho entre Pará de Minas e Pitangui. Também foi cobrada providência quanto o péssimo estado de conservação das ruas calçadas do bairro João Paulo II ,sendo que umas estão cheias de buracos, outras com verdadeiras crateras e praticamente intransitáveis.